Foto: SGT Elton Camilo | ASCOM PMPE

A governadora Raquel Lyra está discutindo a necessidade de realizar um concurso público para diminuir o déficit histórico de policiais militares em Pernambuco. De acordo com a Lei de Acesso à Informação, em julho de 2022 havia apenas 16.722 policiais militares na ativa no estado, quando o número ideal seria de 27.672. Isso significa que existe um déficit de 10.950 policiais militares.

A falta de policiais nas ruas tem causado preocupação e a necessidade de realizar concursos públicos já foi levada à atenção da governadora. A decisão de autorizar ou não o concurso deve sair nos próximos 100 dias. Além disso, a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, confirmou que a governadora está ciente da necessidade dos concursos e que há déficit em todas as áreas da segurança pública de Pernambuco.

Ainda não há informações sobre o número de vagas a serem oferecidas, mas há grandes chances de que o concurso seja lançado até o final do semestre, devido à necessidade urgente de mais profissionais de segurança. A promessa do governo anterior era de que editais para as polícias Civil e Científica e para o Corpo de Bombeiros Militar também seriam lançados no segundo semestre de 2022, porém, isso não ocorreu.