Não é Porque Estou Na Roda, Que Terei Que Dançar.

0
15
img15-07-2017-19-07-20
img15-07-2017-19-07-20

O texto dessa semana é inspirado na adjetivação de autoria de meu caro colega, Márcio Baihé: “sábio na ignorância da certeza”. Nos dias de hoje, é difícil encontrarmos pessoas que defendam seus pontos de vistas, e que, minimamente, tenha respeito e alteridade pelo ponto de vista oposto. Também julgamos serem raros aqueles que em meio a um espaço poluído, permaneça primando pela limpeza.

No campo político estamos cansados de ver grupos que antes se engalfinhavam virem a se juntar. Escutamos a velha máxima popular ” político é tudo igual. Falam uns dos outros e depois estão todos juntos”. Em quaisquer dos caminhos escolhidos haverá perdas e ganhos, mas é preciso humildade para reconhecer se o passo dado foi ou não equivocado. Aí é onde reside o princípio do “sábio na ignorância da certeza”- a vida é plástica e não pré-determinada.

Há um quê de razão no senso comum. Porem existem motivações que fazem com que tal movimento aconteça: o interesse próprio (oportunismo/mau caratismo) ou o interesse coletivo. Nossos pontos de vistas precisam mais do que nunca de serem contrariados para que assim possamos reelaborar nosso pensamento. Prezar pela coerência política não é para muitos e isso se faz urgente em nosso momento. E para isso é fundamental reconstruir, repensar e ressignificar. Reclamamos e buscamos soluções ou apenas reclamamos?

Não é porque você discorda de algo que nele não exista nada de bom. Nosso congresso pode ser taxado de corrupto, mas esta observação está sendo feita a partir do que a mídia nos passa ou a partir do que buscamos saber de todos os parlamentares? Que tal levantar o traseiro do sofá e transformar o seu mundo? Pois do contrário, você continuará se importando apenas com a condenação do Lula e esquecerá que por traz desta cortina castram nossos direitos. Estude mais! Importe-se mais! Aliene-se menos! Quem sabe assim não teremos mais “sábios na ignorância da certeza”.

Mikhail Gorbachiov é Cientista Social pela UFPE

Último artigo publicado:O que são as conferências municipais e para que servem?

Entre em contato com Mikhail Gorbachiov pelo WhatSapp (81) 99428-4091

Share

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here