Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Com o Dia de Finados celebrado na quarta-feira (2), os cemitérios públicos e privados do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Olinda se preparam para receber os visitantes. Nesta quarta, as prefeituras e as empresas privadas realizam uma programação especial para o público que deseja prestar homenagens aos seus entes queridos.

No Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realiza uma série de serviços de limpeza, conservação e manutenção nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea). Ficam à disposição dos visitantes, na administração dos cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea e Casa Amarela recebem celebrações religiosas durante toda a quarta. Em Santo Amaro, as celebrações acontecem às 7h (missa), 8h30 (recitação do santo terço), 10h (celebração da missa com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido), às 12h (missa), às 14h30 (recitação do santo terço) e às 16h (missa). Dom Fernando Saburido também celebra missa no Parque das Flores, às 16h.

A administradora do cemitério de Santo Amaro, Maria Rocha, destaca que os serviços de limpeza e manutenção começaram há mais de 30 dias, devido à extensão do local. Maria afirma que a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem o espaço no Dia de Finados. O local funcionará a partir das 6h.

“É um cemitério histórico que é cheio de visitações e é muito importante manter a limpeza e a boa visão do cemitério para as pessoas. A gente vai fazer de tudo para entregar agora o melhor possível para os visitantes no Dia de Finados, mas o trabalho não vai parar, ele continua”, afirma.